sábado, 29 de maio de 2010

Matemática Bíblica??


“ E oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura , o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.”                                                    Efésios 3.17-19

Quando me deparei com este versículo na Bíblia fiquei impressionada como Paulo usou a matemática com o objetivo de nos fazer compreender o tamanho do amor de Deus. E eu, como uma futura matemática, não pude deixar de estudá-lo mais a fundo. Na verdade, a analogia usada pelo apóstolo é bem simples e fácil de entender, até mesmo por aqueles que não são tão chegados na matéria. Não se desespere ! rsrs
Primeiramente o v. 17 fala em estarmos arraigados, que, de acordo com o dicionário Silveira Bueno significa estar alicerçado, consolidado, fundamentado, ENRAIZADO.Ops, dei de cara com outro conceito matemático bastante conhecido: o de Raiz _ quadrada,cúbica e por ai vai.
Matematicamente, raiz de um numero, é um número que, elevado a potencia do mesmo índice, reproduz esse numero. Simplificando , √4 = 2 , porque (2)² = 4.
Esta passagem fala da importância de termos fundamentos e raízes no amor, sobre como a nossa vida deve estar sustentada no amor que Cristo teve por nós. Ele deve ser o único motivo da nossa existência. O seu amor é o que nos fixa e nos impede de sermos levados pelo vento, como uma folha sem destino, que não sabe para onde vai; ele nos revela o motivo de estarmos aqui , agora . São as raízes que tornarão a nossa fé e as nossas vidas verdadeiras, bem como as nossas atitudes que devem ser motivadas e justificas pelo nosso amor por Cristo.
Se a sua vida for testada pela raiz do amor, o que ela reproduzirá??

vida = Cristo !

O amor deve nos levar às mesmas obras de Cristo. É nosso papel continuar a obra que ele começou, e fazermos coisas maiores ainda! Se dizemos que amamos a Cristo, precisamos viver isto.
Quando nós estivermos enraizadas no amor poderemos compreender:
- a largura
-o comprimento
-a altura
-e a profundidade
Do amor de Cristo !

Uauuu !! Paulo diz que poderemos conhecer o amor que Deus tem por nós em todas as dimensões! É tão empolgante saber que poderemos conhecer a profundidade do amor de Deus que não se pode medir ! O mesmo amor que o levou a entregar o seu único filho para que eu e você pudéssemos estar próximos D’Ele por toda a eternidade.



De uma mente um pouco fora dos padrões, rsrs
Thayane Maia
(Estudante de Matemática e minha discípula amada)

Nenhum comentário: